Fonte: http:facebook.com/WWBrenuvida/ |
quarta-feira, 13 de junho de 2012
segunda-feira, 11 de junho de 2012
domingo, 10 de junho de 2012
Porque o Nome Ganchos ?
- O nome provavelmente foi sido criado pela visão de três baias consecutivas, dando cada qual o formato de um gancho. Essa é a hipótese mais concreta para o nome Ganchos.
- Uma outra hipótese é devido aos ganchos tirados das árvores para transportarem os pescados, carregados nas costas.
- Mas há antigos moradores que juram que o nome se deve a presença do famoso pirata "Capitão Gancho" que por aqui passou.
Captura e de industrialização de baleias
Entre 1740 e 1742, bem próximo a Freguesia de São Miguel, na direção norte, foi instalado um próspero núcleo de captura e de industrialização de baleias, denominado Armação Grande, ou Nossa Senhora da Piedade.
As instalações com 5,3 mil metros quadrados de área faziam daquela armação a maior e mais importante do litoral Catarinense e a segunda mais importante do Brasil-Colônia.
Por volta do ano de 1745, colonizadores vindos das Ilhas dos Açores e da Madeira, atraídos pela pesca da baleia, fixaram-se no local. Depois vieram outros portugueses e a comunidade cresceu até sua emancipação em 6 de novembro de 1963.
"Na parte norte de Governador Celso Ramos, onde fica a sede, também se fixaram portugueses oriundos da Ericeira por volta de 1820, que tinham vindo povoar Portobelo", complementa o professor Vilson Farias.
Estava criado o município de Ganchos que foi desmembrado de Biguaçu em 06 de novembro de 1963 e a partir de 12 de maio de 1967 passou a ser denominado Governador Celso Ramos em homenagem a Celso Ramos, ex-governador do Estado de Santa Catarina, município privilegiado com uma natureza generosa e um povo ordeiro e acolhedor.
Turismo
Governador Celso Ramos tem muitas e belas praias. Visite a Praia de Palmas, a maior praia do município e uma das mais bonitas da região – no canto sul encontram-se vestígios da Casa Grande e de engenhos de cana-de-açúcar, cercados de lendas e crendices; a Praia da Armação, antigo local de pesca da baleia e onde está a Igreja de Nossa Senhora da Armação da Piedade – construída há mais de 200 anos pelos primeiros habitantes do lugar; a Praia Grande, boa para o surf, e a Praia da Costeira, preferida pelos golfinhos e antigo reduto de pesca da baleia. Também vale conferir as praias do Sinal, da Caieira, do Antenor, da Gamboa, da Figueira, de Antônio Correa, de Ilhéus, de Fora, o Canto dos Ganchos, os Ganchos de Fora e a Praia da Cruz.
Natureza – Governador Celso Ramos está situada numa região onde a natureza foi generosa. Inserida na Área de Proteção Ambiental de Anhatomirim e na Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca, a cidade também tem como atrações a Ilha de Anhatomirim – onde está a Fortaleza de Santa Cruz, um dos principais monumentos históricos de Santa Catarina – e a Reserva Biológica Marinha de Arvoredo, santuário de espécimes raros da fauna e flora. Além disso, vale conferir a Baía dos Golfinhos e as várias outras ilhas que integram a geografia do lugar, como a do Trinta Réis, a de Palmas, a do Maximiniano e a Ilhota de Ganchos.
Eventos – Diversas festas movimentam a cidade ao longo do ano: no mês de fevereiro, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é uma das mais tradicionais do litoral; no período de Pentecostes, há a Festa do Divino Espírito Santo; em junho, na Festa de São Pedro, padroeiro dos pescadores, são promovidas procissões marítimas, com muita música e animação.
Infra-estrutura turística – Governador Celso Ramos tem um bom parque hoteleiro, contando ainda com pousadas à beira-mar e outras alternativas de hospedagem, todas com excelente atendimento. Na gastronomia, prevalecem os pratos feitos à base de frutos-do-mar.
Características
Belas praias, baías e penínsulas, reservas ecológicas… Governador Celso Ramos foi privilegiada no quesito natureza.
Data de fundação – 06 de novembro de 1963.
Data festiva – 02 de fevereiro, dia de Nossa Senhora dos Navegantes.
Principais atividades econômicas – A principal fonte de renda do município são os frutos-do-mar, com destaque também para o turismo.
População – 12 mil habitantes.
Colonização – Açoriana.
Principais etnias – Açoriana.
Localização – No litoral, a 41km de Florianópolis por via rodoviária. A distância marítima é de cerca de 15km.
Área – 82Km2.
Clima – Mesotérmico úmido, com temperatura média de 18ºC.
Altitude – 35m acima do nível do mar.
Cidades próximas – Porto Belo, Bombinhas, Florianópolis, Tijucas, Biguaçu.
História de Governador Celso Ramos
![]() |
Foto:Casario |
Especializada em extração de moluscos, a cidade é considerada uma das maiores produtoras de marisco de cultivo de Santa Catarina e um importante centro pesqueiro.
Os mesmos açorianos que fundaram São Miguel iniciaram o povoamento de Governador Celso Ramos, que pertenceu a Biguaçú até 1963.
As igrejas foram ponto de encontro da comunidade que, além do culto, discutiam formas de se defender dos índios.
Como Armação da Piedade não oferecia condições para desenvolvimento do lugar, seus fundadores se transferiram para Ganchos, onde hoje está localizada a sede do município.
Como Chegar
Assinar:
Postagens (Atom)