terça-feira, 4 de setembro de 2012
Relato de uma mãe - Weslei 7 Anos Faleceu Por Negligencia
Reserva biológica Marinha do Arvoredo
Reserva biológica Marinha do Arvoredo, localizada na costa catarinense hà 10km da Capital catarinense e a 10km de Gov. Celso Ramos, é um dos grandes patrimônios naturais e arqueológicos do litoral brasileiro.
Sendo uma ilha só se tem acesso através de pequenas embarcações.
A reserva constitui - se num importante sítio arqueológico, histórico e ecológico. As reservas biológicas são áreas que possuem espécies da flora e fauna de relevante significado científico, e não deve sofrer perturbações por atividades humanas. Não são permitidas atividades de utilização, caça, pesca, apanha ou introdução de espécies silvestres ou domésticas.A área de proteção foi criada em 1990, visando defender não só a natureza da região, mas também sua importância histórica e arqueológica - antigas sepulturas Sambaquis e Itacoatiaras são vestígios evidentes da ocupação humana há mais de dois mil anos.
A única forma de ficar na Ilha do Arvoredo, recoberta em sua totalidade pela Mata Atlântica, é se aproximar em uma embarcação. Para isso é preciso recorrer à operadoras de Governador Celso Ramos que fretam barcos. A época do ano mais proprícia é entre os meses de janeiro e maio, momento que a temperatura e a visibilidade da água chegam às condições ideais para prática do mergulho.
A reserva biológica possui 17.800 hectares repletos de sítios arqueológicos, históricos e ecológicos. Antigos naufrágios nas reservas aguçam a curiosidade dos mais aventureiros e atraem mergulhadores.
Capela Nossa Senhora da Armação da Piedade
A Igreja Nossa Senhora da Piedade, localizada no bairro de Armação da Piedade
Erguida à beira-mar no século XVIII, de 1738 a 1745, a Igreja Nossa Senhora da Piedade foi construída pelos primeiros habitantes ,com óleo de baleia junto a massa, em estilo português, e prevalece o conjunto arquitetônico de forma triangular das igrejas setecentistas.
Tombada pelo IPHAN, a capela é considerada a mais antiga com estas características arquitetônicas.
Em 1839, a Armação da Piedade foi incorporada à Marinha.
"Reza a lenda" que o motivo pela qual a igreja foi construída tem-se por motivo a promessa de um dono de barco que caçava baleias. Diz a lenda que 2 barcos naufragaram e o dono fez uma promessa a Nossa Senhora da Piedade que se não houvesse mortes no acidente ele em troca construiria uma Capela em sua honra. E pelo que podemos ver ninguém morreu.
Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim
A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, ou simplesmente Fortaleza de Anhatomirim, ergue-se na ilha de Anhatomirim ("ilha pequena do diabo" em língua tupi), na barra norte do canal da ilha de Santa Catarina, atual município de Governador Celso Ramos, no litoral do estado de Santa Catarina, no Brasil.
Denominada Fortaleza de Santa Cruz, é uma edificação imponente, de arquitetura lusitana e influência renascentista. Entre os importantes episódios históricos ocorridos na Ilha constam o desfecho da Revolução Federalista, em 1894, que culminou com a execução de centenas de revoltosos.
Somente no início da década de 1970, alguns edifícios da fortaleza sofreram as primeiras intervenções do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, dando sequência ao processo de redescoberta das fortificações militares catarinenses, iniciado com a recuperação pioneira do Forte de Santana. Sob a supervisão do arquiteto Cyro I. Correia de O. Lyra foi realizada ampla pesquisa de campo e levantamento documental, que se traduziram, em 1973, pelo início dos trabalhos de restauração, após a limpeza da vegetação que recobria as ruínas.
A partir de 1979, os trabalhos se intensificaram, graças a um convênio assinado entre a Universidade Federal de Santa Catarina, o Ministério da Marinha, e a Subsecretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com o objetivo de restauração do patrimônio e sua utilização como Centro de Pesquisa das Ciências do Mar.
Atualmente, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim está completamente restaurada e dispõe de boa-infra-estrutura turística: restaurante, lanchonete, loja de souvenires.
Horário de funcionamento: Temporada de verão: das 9 às 18 h (final de dezembro a final de fevereiro). Demais meses: das 9 às 17 h.
Valor da entrada: Para visitar a Fortaleza é cobrada uma pequena taxa de manutenção de R$ 4,00. Estudantes, mediante comprovação, pagam metade do valor, e idosos com mais de 65 anos e crianças com menos de cinco anos estão isentas da taxa. Essa taxa de visitação é empregada na conservação e manutenção da Fortaleza.
E-mail: secarte@reitoria.ufsc.br
Site: www.fortalezas.ufsc.br/forteanhatomirim.php
Telefone: (48) 3721.9459
Endereço: Ilha de Anhatomirim
Assinar:
Postagens (Atom)