Reserva biológica Marinha do Arvoredo, localizada na costa catarinense hà 10km da Capital catarinense e a 10km de Gov. Celso Ramos, é um dos grandes patrimônios naturais e arqueológicos do litoral brasileiro.
Sendo uma ilha só se tem acesso através de pequenas embarcações.
A reserva constitui - se num importante sítio arqueológico, histórico e ecológico. As reservas biológicas são áreas que possuem espécies da flora e fauna de relevante significado científico, e não deve sofrer perturbações por atividades humanas. Não são permitidas atividades de utilização, caça, pesca, apanha ou introdução de espécies silvestres ou domésticas.A área de proteção foi criada em 1990, visando defender não só a natureza da região, mas também sua importância histórica e arqueológica - antigas sepulturas Sambaquis e Itacoatiaras são vestígios evidentes da ocupação humana há mais de dois mil anos.
A única forma de ficar na Ilha do Arvoredo, recoberta em sua totalidade pela Mata Atlântica, é se aproximar em uma embarcação. Para isso é preciso recorrer à operadoras de Governador Celso Ramos que fretam barcos. A época do ano mais proprícia é entre os meses de janeiro e maio, momento que a temperatura e a visibilidade da água chegam às condições ideais para prática do mergulho.
A reserva biológica possui 17.800 hectares repletos de sítios arqueológicos, históricos e ecológicos. Antigos naufrágios nas reservas aguçam a curiosidade dos mais aventureiros e atraem mergulhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário